<empty>
Um pouco da história da Portugal@Home
Perguntas e Respostas sobre o BOINC
Passeio da Fama
Como nos contactar
Procura por vida extraterrestre inteligente
Previsão climática
Previsão de estrutura de proteínas
Construção do maior acelerador de partículas do mundo
Procura por estrelas de neutrões
Detecção de colisões de asteróides com a Terra

 

 

Estado dos servidores:
Funcionalidade dos servidores dos vários projectos

 

 

 

Powering
Berkeley Open Infrastructure for Network Computing

  .

Berkeley Open Infrastructure for Network Computing

 

 

A ideia por trás do BOINC. Computação distribuída.

Há todo um conjunto de campos científicos em que é necessário um enorme poder computacional. Por exemplo, em 1999 o SETI@Home precisava de processar até 35GB por dia e em 2004 o LHC@Home precisava de processar em média 41.000GB por dia.

Até há uns anos atrás esse poder computacional só estava acessível através de investimentos de milhões de euros em supercomputadores que rapidamente se tornavam obsoletos.

Em 1999 o SETI@Home inaugurou a computação distribuída à escala planetária. Em vez de recorrer a um supercomputador, o SETI@Home dividiu os dados que necessitavam de processamento em pequenos pacotes ( Work Units - WUs) que eram enviados a milhões de voluntários espalhados pelo planeta para serem processados por um software previamente instalado. Mais tarde, os resultados desse processamento eram enviados de volta ao servidor do SETI@Home.

Esta forma engenhosa de processar enormes quantidades de dados vingou e atraiu a atenção de outras aplicações científicas.

Surgiu assim a 22 de Julho de 2004 a versão final do BOINC, que o próprio SETI@Home começou a utilizar e que assenta no mesmo princípio de computação distribuída.

Início Início

 

 

O que é o BOINC?

BOINC é uma plataforma de software para computação distribuída usando recursos computacionais de voluntários.

Quer isto dizer que o BOINC é um software capaz de aproveitar os recursos livres do computador em que se instala para executar determinados projectos para os quais esteja configurado. Assim, quando estivermos a navegar pela Internet ou a ouvir uma música no computador, o BOINC aproveita a memória RAM, espaço em disco e tempo de processador que esteja livre (e normalmente é bastante) para, por exemplo, procurar por vida extraterrestre inteligente.

A partir do momento em que o utilizador precise dos recursos do seu computador a 100% para um jogo, edição de vídeo, etc, o BOINC retira-se automaticamente. Sendo assim, o BOINC não afecta em nada a utilização do computador em que se encontra acabando o seu utilizador por nem se aperceber da sua presença.

Início Início

 

 

O BOINC e os vários projectos

Muitos projectos diferentes podem usar o BOINC. Os projectos são independentes; cada um opera nos seus próprios servidores e bases de dados. No entanto, o BOINC permite que eles partilhem os mesmos recursos dos computadores dos voluntários. Por sua vez, os voluntários controlam os projectos em que pretendem participar e a maneira como os recursos são partilhados entre projectos. Quando um projecto está bem baixo ou não tem trabalho para fazer, os recursos são divididos entre os outros projectos em que o voluntário participa.

Início Início

 

 

Segurança

Como sabemos, tudo o que envolva bits está sujeito a ameaças. Algumas das ameaças a que os projectos de computação distribuída estão sujeitos são discutidas aqui. O BOINC usa um mecanismo chamado 'digital signing' para assegurar que o código executável obtido é válido.

Início Início

 

 

Como aderir

Seguindo 5 ou 6 passos extremamente simples, em menos de 5 minutos pode juntar-se a nós!

  1. Dar uma vista de olhos nas Regras e Políticas do projecto em que pretende participar. Por exemplo: SETI@Home, Climateprediction.net e Predictor@Home.
  2. Criar uma conta no projecto em que se deseja participar definindo um nome de utilizador, e-mail válido e seleccionando Portugal como país. Por exemplo: SETI@Home, Climaprediction.net e Predictor@Home.
  3. Ir à sua caixa de e-mail confirmar o registo no projecto.
  4. Este quarto passo é só para quem nunca instalou o BOINC no seu computador. Fazer download e instalar o software. A instalação é extremamente simples.
  5. Abrir o BOINC, ir a 'Settings' -> 'Attach to Project' e preencher os campos 'Project URL' (ver na página de cada projecto aqui no nosso site) e 'Account ID' (ver e-mail de confirmação de registo no projecto).
  6. Aderir à Portugal@Home do respectivo projecto. SETI@Home, Climateprediction.net, Predictor@Home.

Início Início

 

 

Como configurar

Pode-se personalizar a forma como o BOINC irá usar o seu computador. O que se segue é um exemplo para o SETI@Home que se adapta facilmente aos outros projectos.

Partindo do campo ' Your Account' chega-se às 2 opções de configuração mais importantes:

Clique para aumentar

* General - Aplica-se ao BOINC em si, logo, a todos os projectos

* SETI@Home - Aplica-se apenas ao projecto em questão, neste caso o SETI@Home.

 

Segue-se agora uma sugestão de configuração das opções mais importantes que, obviamente, não se aplica a todos os casos. Cabo ao utilizador escolher o melhor para si.

 

General

  • Do work while computer is running on batteries? => NO

Esta opção apenas interessa para portáteis. Caso esteja em YES a bateria do portátil esgotar-se-á muito mais depressa que o normal uma vez que o processador estará sempre a 100%. Em NO o BOINC apenas trabalhará quando o portátil estiver ligado à tomada.

 

  • Do work while computer is in use? => YES

Qualquer outra opção faz com que o BOINC espere que o computador não seja usado X minutos (incluindo o cursor) até o começar a trabalhar. Escolhendo "YES", o BOINC está sempre a correr. Como tem uma prioridade Idle, acaba por não interferir com outras aplicações mais intensivas como jogos.

 

  • Do work only between the hours of => (no restriction)

Assim o BOINC trabalha a qualquer hora do dia.

 

  • Keep enough work on disk to last between => 5 and 10 days

ou

  • Connect to network about every => 5 and 10 days

Este campo refere-se ao chamado 'caching de WUs' que consiste no armazenamento de trabalho que ficará à espera que de ser executado. O valor a escolher é bastante flexível . É preciso chegar a um compromisso entre uma quantidade de trabalho suficientemente grande para que falhas no servidor não impeçam o BOINC de continuar a trabalhar e uma quantidade de trabalho suficientemente pequena para que as WUs não passsem da validade.

Dependerá portanto de uma série de factores como a probabilidade de haver falhas nos servidores dos projectos, o tempo diário que o computador corre BOINC e a validade das WUs dos projectos. Exemplos:

  • Se o servidor falhar ou ficar sem trabalho durante uma semana, convém ter WUs em cache superiores a esse período.
  • Este campo é definido assumindo que o computador trabalha 24 horas por dia. Assim sendo, e suponto um projecto com WUs com uma validade de 12 dias, um computador que corra o BOINC apenas 2 horas por dia, todos os dias, não deve ter mais do que 1 dia de WUs em cache uma vez que essa quantidade, processada apenas 2 horas por dia, demora 12 dias a processar - o limite da sua validade. Só um computador que corra BOINC 24 horas por dia pode ter uma quantidade de trabalho em espera até perto da sua validade.

 

  • Use no more than => x.x GB

Quantidade máxima de espaço no disco rígido, em Gigabytes, que o BOINC usará.

Fica ao critério do utilizador definir um valor que depende da capacidade do disco do computador e de quanto é que o utilizador está disposto a ceder para o BOINC. Convém salientar que, por exemplo, o ClimatePrediction.net pode precisar de mais de 1GB para completar uma WU.

 

  • Leave at least => x.x GB

Valor que prevalece sobre o anterior. É possível definir um valor mínimo de espaço disponível em disco que o BOINC respeitará sempre.

 

SETI@Home

  • Resource share

Este é o aspecto mais importante desta secção e possivelmente o de mais difícil compreensão. A melhor forma de explicar é com exemplos.

  • Se um alguém tiver este valor no SETI@Home em 100 e o valor equivalente do ClimatePrecition.net também em 100, então o BOINC alternará entre os 2 projectos de forma igual.
  • Se no SETI@Home o valor for de 100 e no ClimatePrediction.net de 50, o BOINC passará 67% do tempo a correr SETI@Home e 33% do tempo a correr ClimaPrediction.net
  • Se no SETI@Home o valor for de 200, no ClimatePrediction.net de 100 e no Predictor@Home de 50, o BOINC dedicará 57% do tempo ao primeiro, 29% ao segundo e 14% ao terceiro.

Para chegar aos valores percentuais, basta dividir valor de cada projecto pelo total de valores dos projectos que o BOINC está a correr. No último exemplo é 200/350 = 57%, 100/350 = 29% e 50/350 = 14%.

 

 

Para finalizar, destaque ainda para a possibilidade de se definirem preferências quer "General" quer "SETI@Home" de diferentes tipos. Isto é especialmente útil para quem tem vários computadores ao seu dispor e não quer dar o mesmo uso a todos eles. Assim, é possível ter alguns computadores a correr SETI@Home, ClimatePrediction.net e Predictor@Home 100/100/100 e os outros a correr os mesmos projectos 100/25/25. É também possível diferenciar o espaço em disco disponível para o BOINC, a forma como este faz caching de WUs, a velocidade a que acede à Internet, etc, conforme o computador em que está instalado. Depois de configurados os diferentes Perfis, a escolha do Perfil a que cada computador deve pertencer é feita na página Your Computers.

Início Início

 

 

Mais informações

Esta secção é um resumo do BOINC , suas características e funcionalidades. Podem ser obtidas informações oficiais e mais detalhadas nos seguintes links:

Perspectiva geral sobre o BOINC;

Participando em projectos BOINC;

Comunidade e recursos.

 

Início Início

 

 

Notícias:

Valid HTML 4.01!Valid CSS!