<empty>
Um pouco da história da Portugal@Home
Perguntas e Respostas sobre o BOINC
Passeio da Fama
Como nos contactar
Procura por vida extraterrestre inteligente
Previsão climática
Previsão de estrutura de proteínas
Construção do maior acelerador de partículas do mundo
Procura por estrelas de neutrões
Detecção de colisões de asteróides com a Terra

 

 

Estado dos servidores:
Funcionalidade dos servidores dos vários projectos

 

 

 

Powering
Berkeley Open Infrastructure for Network Computing

  .

LHC@Home
LHC@Home

URL do Projecto: http://lhcathome.cern.ch

=> Aderir à Portugal@Home - LHC@Home <=

 

Estatísticas

 

 

O que é o LHC@Home?

O LHC (Large Hadron Collider) é o maior instrumento científico do mundo. Está neste momento a ser construído no CERN ( "Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire", ao qual Portugal pertence desde 1985) nos arredores de Geneva, Suíça para substituir o LEP (Large Electron Positron). Quando for ligado em 2007, vai acelerar feixes de protões a energias sem precedentes ao longo do seu túnel circular de 27km construído 100m abaixo da superfície. Os dois feixes de partículas vão viajar em direcções opostas e, em quatro pontos do anel, os seus caminhos intersectar-se-ão e as partículas colidirão de frente com partículas que viajam na direcção oposta. Nos pontos de intersecção, os cientistas estão a construir quatro enormes detectores, do tamanho de catedrais, para detectar os resultados das colisões.

A maior parte dos desafios computacionais que o LHC enfrenta requerem enormes capacidades de armazenamento - o LHC produzirá 15 Petabytes (o equivalente a 21 milhões de CDROMs) de dados por ano. Estas características significam que a maioria dos programas de análise não pode ser executados em PCs individuais. É por isso que o CERN está a desenvolver computação distribuída com o objectivo de ligar centenas dos maiores centros de computação por todo o mundo.

Apesar disso, há excepções onde a computação pública faz sentido para o LHC. O departamento de tecnologias de informação do CERN virou-se para a tecnologia usada pelo SETI@Home agora que o BOINC a tornou acessível a diferentes projectos científicos. Um programa chamado SixTrack , que simula a viagem de partículas ao longo do LHC para estudar a estabilidade das suas órbitas, cabe num único PC e requer reduzidos inputs e outputs.

O SixTrack simula 60 partículas de cada vez à medida que elas efectuam 100000 voltas ao anel do LHC. Pode parecer muito mas na verdade isso é o equivalente a menos de 10 segundos no mundo real. Ainda assim é o suficiente para testar se o feixe se mantém numa órbita estável, ou se, pelo contrário, corre o risco de sair fora de controlo embatendo nas paredes do tubo de vácuo - um problema muito sério que na vida real implicaria a paragem da máquina para reparações.

Repetindo os cálculos milhares de vezes é possível determinar as condições segundo as quais o feixe se torna estável.

O desenvolvimento do SixTrack contou com a participação de Dave Anderson, o director do SETI@Home e BOINC e ainda com uma dedicada equipa de estudantes liderada por Ben Segal.

De cada vez que um novo íman é instalado no LHC são efectuadas medições às suas propriedades. Se ele se desvia significativamente das especificações, o SixTrack é lançado imediatamente para estudar o impacto, se algum, que as diferenças podem ter nas operações da máquina. Ter os resultados o mais rapidamente possível faz uma grande diferente para os engenheiros que instalam os ímanes.

Por isso mesmo, a sua participação no LHC@Home ajuda mesmo na construção do LHC !

Fonte: LHC@Home

Início Início

 

Outras leituras interessantes

Nos seguintes links poderá encontrar mais informação sobre aceleradores de partículas e o LHC em particular:

 

O LHC na EuroNews !

A EuroNews é um canal chave de informação do ponto de vista Europeu. Transmitia em 79 países, a Euronews chega a 144 milhões de lares na Europa, Médio Oriente, África, Ásia Central, América do Norte e América Latina através de canais por cabo, satélite digital e terrestres.

Reportagem disponível aqui
(680 KB)
É necessário o RealPlayer

 

 

 

Início Início

 

 

Links Úteis:

 

Notícias:

 

Valid HTML 4.01!Valid CSS!